A máscara de tecido, também chamada de sheet mask, em inglês, é uma máscara de fibra (papel, algodão, hidrogel, biocelulose) impregnada com uma fórmula concentrada em ingredientes ativos. Estes novos tratamentos descartáveis ​​são originários da Ásia e permitem exercer determinada função na pele consoante as suas necessidades.

Sendo de aplicação única, a máscara de tecido pretende saturar a pele com princípios ativos graças ao sérum que impregna o tecido, o qual deve ser depositado na superfície da pele. Cada máscara contém em média 15 a 30 ml de produto!

Pode conter diversos ingredientes ativos (ácido hialurónico, colagénio, aloé vera, …) consoante a sua finalidade. A máscara pode ter uma função hidratante, calmante, anti-envelhecimento, anti-imperfeições, …

Como usar?

– Colocar na pele limpa e seca;

– Posicionar no rosto de forma a direcionar as aberturas pré-cortadas no tecido previsto para os olhos, narinas e boca;

– Manter em contacto com a pele durante 10 a 20 minutos consoante as máscaras;

– Após esse período, retirar a máscara e massajar até completa absorção do excesso de produto;

– Não enxaguar!

A pele fica com um filme de produto permitindo a difusão dos ingredientes ativos através da pele por várias horas.

Esta máscara é de aplicação única! No fim da utilização deve rejeitar a mesma.

Benefícios?

Trata-se de um cuidado relaxante e extremamente eficaz pela concentração em ingredientes ativos. Sendo de aplicação única também se torna mais higiénico e fácil de transportar para os fins de semana por exemplo.

Máscaras de tecido vs Máscaras clássicas

Embora possam ser usadas para as mesmas finalidades (hidratação, calmante, anti-envelhecimento, entre outras), estes dois tipos de máscaras não são usadas da mesma forma e apresentam algumas diferenças.

Ambas máscaras são para usar numa pele limpa e seca, embora haja algumas máscaras clássicas que possam ser usadas numa pele ligeiramente húmida.

As máscaras tradicionais, em creme, têm a vantagem de poder exercer uma ação mais localizada consoante as necessidades da pele (na zona T, nas bochechas, …) enquanto que a máscara de tecido deve ser aplicada em todo o rosto. Também são mais económicas e mais ecológicas uma vez que uma embalagem pode durar 2 ou 3 meses e a embalagem, muitas vezes, é reciclada.

Existem máscaras de enxaguar ou não, máscaras que vão atuar ao longo da noite.

As máscaras de tecido não são de enxaguar e apresentam um tempo de atuação maior para dar tempo à pele de absorver os princípios ativos. Sendo em formato monodose, as máscaras em tecido são mais higiénicas quando comparadas com as máscaras tradicionais, que se apresentam em frasco ou em tubo, e em que o uso repetido e constante manipulação com os dedos leva a uma maior probabilidade de contaminação microbiana. Para além disso,  este formato permite haver uma maior variabilidade na utilização de diferentes máscaras consoante as propriedades pretendidas.