O que é o Maskne?

Vermelhidões para alguns, imperfeições para outros… A pele não está habituada a ficar “confinada” várias horas seguidas pelo uso da máscara e reage de diversas formas.

 

 

Um dos efeitos secundários provocado pelo uso (prolongado) da máscara é o chamado maskne.

Este termo vem da fusão de “máscara” e “acne” e surgiu durante a pandemia da Covid-19.

O maskne traduz-se pelo aparecimento de pústulas, pápulas e comedões nas zonas do queixo e do maxilar.

 

Rotina a adotar:

Identificar corretamente o estado da pele é essencial para escolher os cuidados e a rotina mais adequada. O uso da máscara pode exacerbar problemas de pele já existentes como couperose, rosácea, dermatite seborreica ou acne, e por isso é importante conhecer a sua pele de forma a não irritá-la ainda mais com produtos muito agressivos ou não adequados ao tipo de pele.

 

  • Limpeza da pele

Não exagerar nos cuidados de limpeza, que podem conduzir à remoção do filme hidrolipídico da pele, tornando-a mais reativa e sensível.

Adotar uma limpeza eficaz mas sem ser abrasiva. Uma das opções possíveis são os chamados Syndets pois são cuidados de limpeza suaves.

Não utilizar muito as águas micelares pois tem tendência a secar a pele e a desequilibrar o nosso filme hidrolipídico.

Ao chegar a casa, uma vez retirada a máscara, limpar de imediato a pele, pois não é preciso aguardar até antes de se deitar para cuidar dela.

Optar por esfoliantes mecânicos ou químicos. Relativamente aos esfoliantes químicos, consoante a necessidade da pele, pode optar por uma loção tónica com uma ligeira ação peeling ou efetuar um cuidado mais concentrado no caso dos séruns.

 

  • Hidratação da pele

Para hidratar e suavizar a pele sensibilizada pelo uso prolongado da máscara podem apostar em cuidados ricos em água termal.

Ex: sérum Mineral 89 da Vichy; sérum Toleriane Ultra Dermallergo da La Roche-Posay,…

 

  • Cuidado anti-acne

Podem usar localmente cuidados anti-imperfeições que permitem um tratamento localizado nas borbulhas em roll-on ou pasta, ou um cuidado anti-imperfeições para pele sensível a aplicar em todo orosto.

Ex: Sebologie concentrado stop borbulhas da Lierac, Hyseac pasta SOS da Uriage, …

 

A reter:

– Hidratar, proteger e apaziguar a pele;

– Limpar a pele com produtos de limpeza (de enxaguar ou não) conforme as suas preferências de forma a remover o sebo e impurezas. Evitar uma limpeza muito agressiva que irá fragilizar o microbioma e o filme hidrolipídico da pele;

– Usar produtos adequados ao seu tipo de pele;

– Efetuar um cuidado hidratante e regenerador da pele à noite;

– Uso de um corretor localizado de imperfeições;

– Evitar maquilhar-se em demasia. A maquilhagem deve ser não comedogénica;

– Trocar de máscara com alguma frequência.